top of page

A Organização em The Middle

Atualizado: 19 de jun. de 2021

Você já ouviu falar no seriado de TV The Middle¨ Uma família perdida no meio do nada”? E o que você acha que esse seriado tem haver com organização? Tem tudo haver. Em primeiro lugar, precisamos entender do que se trata o enredo.

Trata-se do dia a dia da família Heck, uma família tipicamente americana que reside na cidadezinha (fictícia) de Orson, localizada no estado de Indiana (Indiana é um estado no centro-oeste dos EUA conhecido por ter uma agricultura forte e ser menos desenvolvido), daí o nome da série The Middle (que traduzido quer dizer; No Meio) A família é composta pela mãe Frankie Heck, uma mulher de meia idade, desorganizada e atrapalhada que está sempre sobrecarregada e insatisfeita, e por isso constantemente coloca a família em apuros. O pai Mike, é um cara sério e fechado, gerente de uma pedreira que está constantemente trabalhando, além de ter sérios problemas de relacionamento e não sabe demonstrar seus sentimentos. E em seguida temos os 3 filhos, Axl, Sue e Brick.

Axl é o filho mais velho, bonitão, esportista, o garoto mais popular da escola, com um ego gigante, e que apesar de sempre conseguir se dar bem, não é muito inteligente; Sue é a filha do meio, é um menina inteligente e esforçada, mas muito desajeitada. É tratada na escola como invisível, ela tem um espírito positivo e nunca desiste, mesmo sendo sempre rejeitada; E por último temos Brick, o filho mais novo, a série não comenta seriamente sobre o que ele tem, mas fica claro que Brick tem algum problema com relações sociais, além de ter muitas manias severas, levando a entender que o menino pode ser portador da Síndrome de Asperger (uma condição neurobiológica, enquadrada dentro do Transtorno do Espectro do Autismo), além disso, Brick é extremamente inteligente e ama os livros.

Essa é a história central e como gatilho da vida atrapalhada dessa família temos ela: “A falta de Organização”. O seriado trata com bom humor as trapalhadas que essa família passa, mas na verdade a família é um desastre, e o que está por trás do seriado de comédia, é que existem sérios problemas que a falta de organização acarreta na vida deles. Vamos conhecer quais são esses problemas:

Devido a falta de rotina, eles não se programam para nada, fazem as coisas de forma atropelada, Por exemplo: “Se der tempo tomam banho, se não, vão pra escola com a roupa menos suja que encontrar, comendo algo que não esteja vencido, e diga-se de passagem, na hora errada, por que a família sempre está Atrasada”, aí já vemos os próximos problemas acarretados, a Má alimentação e a Falta de higiene.

Em uma casa em que os pais não fazem a programação da alimentação, os filhos comem muito mal, na verdade o que tiver pela frente, e geralmente são alimentos industrializados e sem nenhum nutriente. Esse hábito pode levar a sérias consequências na saúde e até a distúrbios alimentares.

Ademais, não incluir uma rotina de limpeza da casa e das roupas, também trazem prejuízos a essa área da vida, além de influenciar negativamente as crianças que podem levar esse mal hábito para a vida adulta.

Podemos já visualizar nesses maus hábitos a próxima implicação; a negligência dos pais.

No seriado as crianças são negligenciadas de todas as formas, desde serem esquecidas em espaços públicos, a no caso do Brick não ter a devida atenção a suas necessidades especiais, e ser tratado apenas como estranho e excêntrico. A criança aparentemente tem TOC (Uma doença mental incapacitante, caracterizada por manias), e os pais não buscam terapias e tratamentos que possam trazer melhor qualidade de vida, isso tudo porque estão tão ocupados e sobrecarregados corrigindo os efeitos que a vida atrapalhada causa, que nem tem tempo de observar mais atentamente o comportamento dos filhos, e por falar em comportamento dos filhos; as crianças vivem em pé de guerra e as Relações Conflituosas não param por aí, os pais vão colocando a culpa e a responsabilidade um sobre o outro e não chegam a um consenso em relação a criação das crianças, ou mesmo em relação aos gastos domésticos. Aparentemente cada um vai tomando decisões sem nenhuma programação ou bom senso o que leva a família a estar sempre com Dificuldades Financeiras. Essa família está sempre um passo atrás de todos os amigos, vizinhos e até dos membros da própria família, por isso é retratado em quase todos os episódios a Insatisfação da mãe, Fran está sempre se comparando a irmã que é uma mulher viciada em organização e aos vizinhos que são uma família bem ajustada, Fran também odeia seu emprego, sua aparência física, sua casa, e a forma desrespeitosa como é tratada pelo filho mais velho. Ela sempre sede pois acha que está em dívida com a Família e isso a deixa sempre em uma posição de responsabilidade por tudo de ruim que acontece, mas precisamos olhar também para a posição do pai, Mike é um cara Ausente, daqueles que vê o circo pegar fogo e continua a assistir seu jogo de futebol. Conseguimos ver um pouco da composição da vida pregressa de Mike e conseguimos entender de alguma forma o porquê dessa posição, na infância ele perdeu a mãe cedo e foi criado pelo pai com um problema mental que tem tudo haver com organização. O pai de Mike é um Acumulador Compulsivo, essa doença costuma afetar bastante a família de quem a possui, deixando marcas profundas que incluem desde negacionismo a retração emocional.


Estão conseguindo entender o que a falta de organização pode causar em uma família? Aqui vemos o problema retratado em diversos aspectos, mas na sua vida, na sua família, pode estar acontecendo agora algo muito parecido, mas por estar em menor proporção você não consegue identificar.



Aviso de Spoilers:


Vou retrata ruma situação que aconteceu com Sue, já na faculdade onde ela ganhou bolsa integral, ela perde a data de renovação da matrícula e perde toda a bolsa por não ter lido seus e mails que a avisavam da necessidade de fazer esse procedimento, em consequência disso o pai tem que usar toda economia que custou para conseguir, para custear o restante de seus estudos.


E aí? Você já perdeu uma data ou informação importante por não ler ou organizar direito seus e-mails?


Uma outra situação maluca acontece já no início do seriado e se estende por quase todas as 9 temporadas, a mesa de jantar da família só tem 4 cadeiras, de forma que Brick sempre senta em uma cadeira de praia improvisada, essa questão leva a discussões e conflitos constantes, e até a sensação de que Brick não é visto como parte importante da família. Mas, que surpresa temos quando quase no final do seriado, a família descobre que a cadeira que faltava sempre estivera no porão, mas devido a bagunça amontoada em cima dela não era possível encontrá-la.


Se identifica com algo assim? Já achou algo que não via faz muito tempo e que estava escondido pela bagunça?


Temos muito o que aprender com a família Heck, união apesar dos problemas é uma delas. Contudo, também temos muitas coisas para observar e nos vigiar. A bagunça vai deixando pistas e vai nos mostrando em que caminho estamos andando. Cuidado para não deixar migalhas de pão no caminho, por isso fique atento em todas as minhas dicas de organização e finalmente tenha a vida que você merece, com um caminho bacana com grandes resultados.


 

Quer conferir mais sobre?

Então, confere só a minha live e vem se apaixonar, como eu, por essa série...


Gostou?

Não esquece de se inscrever aqui pra sempre receber nossas matérias e novidades. Além disso, vem me seguir na rede vizinha e acompanhar cada organização de pertinho!

2.048 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page