top of page

Conheça os organizadores e quais os mais adequados para cada situação

Atualizado: 3 de jul. de 2021

Você gostaria de otimizar seu tempo, ter mais praticidade no seu dia a dia e melhorar o visual do ambiente? Sabia que pode fazer isso através de organizadores?

Só para ilustrar, você pode utilizar organizadores de brinquedo, guarda-roupa, de sapatos ou colmeia organizadora para ajudar na organização diária das suas gavetas.

Se você faz parte do clube dos organizadores de plantão, descubra agora algumas utilidades e ideias para modelos de organizadores.


Importância dos organizadores

Os organizadores são grandes aliados na organização, isso porque além de ajudar a otimizar os espaços, ainda podem ser peças que ajudam a compor a decoração. Seja na sala, cozinha, banheiro ou quartos, esses produtos apresentam imensa versatilidade.

Em resumo, são produtos organizadores: caixas, cabides, cestas, suportes, divisórias, colméias, gaveteiros, barras de utilidades, dispensers, necessaires, entre outros. Ou seja, existe uma imensa diversidade de tipos e todos trabalham conjuntamente para criar um ambiente mais harmonioso possível.


Apesar de o campo da organização ser extremamente amplo, muitas pessoas ainda desconhecem, os produtos, as técnicas de organização e até mesmo não sabem que existe um profissional especializado em organização. Isso acontece porque no Brasil o mercado de organização é muito recente. Contudo, nada impediu que esse mercado se desenvolvesse e se tornasse um dos mercados mais promissores nos últimos anos, com previsão de crescimento estrondoso. Esse mercado atualmente já movimenta 10 bilhões por ano. Não é de se espantar que os produtos organizadores sejam os queridinhos dos Brasileiros.


Especialmente durante a pandemia, em que o isolamento social obrigou a milhões de famílias permanecerem em casa. Já pode imaginar, né? Famílias de quatro, cinco ou mais pessoas trancadas em um espaço pequeno é a fórmula perfeita para a desorganização de ambientes.


De acordo com uma matéria divulgada na Folha de São Paulo em 2019, o tamanho dos imóveis diminuiu para encaixar no bolso e no estilo de vida dos moradores. Em São Paulo, em menos de 10 anos os imóveis diminuíram cerca de 27%. Ou seja, menos espaço para famílias de mesmo tamanho e com os mesmos móveis.


Nesse sentido, saber como utilizar produtos organizadores tem sido essencial para otimizar os espaços limitados, e nessa pandemia, tem sido um bom passatempo para as famílias reorganizar seus lares se reconectando com as novas rotinas, pois ter um ambiente organizado é primordial para um bom descanso da mente.


Veja alguns modelos e ideias de organizadores


1 - Organizadores de gaveta


Começando pelos organizadores de gaveta, eles são de grande importância para auxiliá-lo a organizar objetos pessoais.

Sabe aqueles itens pequenos, que toda vez que vamos retirá-los da gaveta, desorganizam os demais itens? No final, temos gavetas super lotadas com coisas bagunçadas.

E sabe o que é pior? Peças que não seguem nenhum critério de organização e ocupam mais espaço do que deveria, diminuindo o tamanho das suas gavetas e atrapalhando na organização do resto.

Por isso, os organizadores de gaveta servem para solucionar esses problemas.

Em geral, os organizadores de gaveta são extremamente flexíveis. Encontramos modelos para as gavetas de guarda-roupa, da escrivaninha e dos armários, desde para guardar os talheres e utensílios em geral, até maquiagens, itens de banheiro e acessórios diversos.

Além disso, há os organizadores de gaveta para as roupas íntimas, que conseguem manter as cuecas, calcinhas e sutiãs em seu devido lugar, tornando muito mais fácil visualizar tudo.


2 - Organizadores de guarda-roupa

Organizadores de guarda-roupa são itens que toda casa precisa ter. Especialmente no guarda-roupa das crianças, os organizadores são uma boa forma de ensiná-los sobre organização e responsabilidade.

Como os guarda-roupas apresentam um espaço mais amplo, é possível utilizar e combinar diversos modelos de organizadores, desde caixas organizadoras, colméias, divisórias e até prateleiras de encaixe.

Para quem possui closet, as possibilidades são ainda mais amplas. Explorando os organizadores, você consegue otimizar o seu tempo no cotidiano, aumentando sua produtividade no home office.


3 - Organizadores para a cozinha

Organizadores pensados exclusivamente para a cozinha são de extrema importância.

Nossa cozinha é um dos cômodos da casa que passamos mais tempo. Além disso, por ser um ambiente com muitos utensílios, é um dos ambientes que suja e desorganiza com maior facilidade.

Essa é uma excelente dica para quem vive em casas menores e quer aproveitar cada espaço, inclusive as paredes. Ou seja, o foco será nos organizadores suspensos.

Também invista em potes transparentes e rotulados para armazenar seus alimentos e temperos. Depois, utilize os organizadores suspensos para guardá-los.

Outra dica excelente é aproveitar o espaço embaixo da pia, colocando prateleiras ou um armário.

Seus utensílios de cozinhar e servir podem ficar em potes para utensílios, que podem ser acomodados em cima da bancada.

Nas gavetas aposte em divisórias, elas existem em diversos materiais, o que torna muito democrático escolher a que melhor cabe no seu bolso, você encontra esse tipo de produto desde a lojinhas de plástico (as antigas lojinhas de R$1,99), até em lojas de shopping mais sofisticadas. Escolher esses organizadores com carinho, podem conferir personalidade a sua cozinha.

Por último, não esqueça da despensa. Em suma, é o local onde seus alimentos ficam armazenados, por isso é importante manter uma boa visualização para não ter desperdício.

Assim sendo, invista em utilizar cestinhos para delimitar os espaços e manter os alimentos agrupados por tipo.


4 - Organizadores de brinquedos

Têm crianças em casa? Então, invista em organizadores de brinquedos.

Com toda a certeza, isso tornará sua vida e da sua criança mais feliz.

Quem tem pequenos em casa sabe perfeitamente que é comum sairmos tropeçando e pisando em brinquedos. Por isso, os organizadores de brinquedos te auxiliarão a manter a ordem.

Além disso, com os organizadores de brinquedos você pode ensinar as crianças a criarem responsabilidade, aprendendo desde cedo sobre a importância de organizar seus objetos.

Há desde organizadores mais simples, basicamente, caixas e baldes, até organizadores mais complexos, com muitas divisórias e divididos por cores.

Usar a imaginação também conta na hora de organizar os brinquedos da criançada, usar caixas de plástico transparente para guardar as pecinhas de lego, ou aquelas bolsinhas envelope com zíper para guardar quebra cabeças, são ótimas opções e vão deixar os brinquedos separados em categorias, facilitando o brincar da criança.

Seja qual for o organizador de brinquedos utilizado em sua casa, lembre-se de ensinar as crianças a sempre guardar os brinquedos no local adequado.


5 - Organizadores de sapatos

O organizador de sapatos é outro item bem interessante para ser usado em sua casa. Sejam tênis, sandálias ou sapatilhas, costumamos deixar essas peças espalhadas em qualquer lugar ou “organizar” debaixo da cama ou ao lado da porta.

Na prática, temos uma quantidade imensa de calçados espalhados pelos cantos da casa, sem saber onde estão e, muitas vezes não levando em conta a manutenção adequada, o que diminui a vida útil do item..

Independente do modelo de organizador de sapatos que escolher, é fundamental manter alguns cuidados básicos. Ou seja, os calçados precisam estar limpos, assim como o organizador. Além disso, coloque os calçados em locais secos e bem ventilados, para evitar o acúmulo de fungos e bolor.


6 - Cabides especiais

Os cabides especiais são itens extras para auxiliar a organizar seu guarda-roupa.

Esses cabides podem ser excelentes opções para pendurar acessórios como, cintos, bolsas, lenços e gravatas.

Além disso, ao passarmos as roupas e dobrá-las, elas podem acabar amassadas. Logo, os cabides especiais ajudam a manter as roupas intactas.


7 - Ganchos autocolantes

Nossa última dica de organização hoje será sobre os ganchos autocolantes.

O bom desses ganchos é que você não precisa furar e estragar sua parede. Como são autocolantes, basta retirar a fita protetora e, depois, colá-lo onde desejar. Não esqueça de higienizar e secar bem o local antes de aplicar.

Eles podem ser excelentes opções para pendurar colares, panos de prato e limpeza, acessórios de cozinha, e até toalhas no banheiro.

Ademais, poderá trocá-lo de lugar caso deseje, é trocar a fita.


Conclusão

Neste artigo, vimos um pouco sobre organizadores e entendemos para que serve esse item.

Saber como utilizar um produto organizador não é difícil. Basta escolher dentre as muitas opções aquelas que melhor se adequam a sua necessidade e espaço. Identifique os pontos mais desorganizados e foque neles.

Organizar faz bem para a vida e ter uma estrutura organizada é fundamental, para te permitir viver momentos de bagunça, afinal a vida é mais gostosa de ser vivida quando é mais leve.

Por isso, caso queira melhorar sua rotina e adquirir melhores hábitos de organização, entre em contato conosco e descubra como uma personal organizer apaixonada pelo universo da organização pode te auxiliar nessa jornada.


 

Quer conferir mais sobre?

Então, corre lá no nosso YouTube e veja tudo sobre produtos organizadores!


Gostou?

Não esquece de se inscrever aqui pra sempre receber nossas matérias e novidades. Além disso, vem me seguir na rede vizinha e acompanhar cada organização de pertinho!




56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page