top of page

Descubra Como Escolher o Cabide Ideal Para Sua Roupa

Atualizado: 3 de jul. de 2021


Há muitos modelos de cabides disponíveis no mercado. Mas, você sabe como escolher o cabide ideal para sua roupa?

Dependendo do tamanho do seu guarda-roupa, closet ou do material da sua roupa, o cabide ideal pode variar.

Por isso, confira o guia completo para escolher o melhor cabide para sua roupa.


Conheça um pouco sobre os diferentes tipos de cabide

Atualmente, o mundo é o espaço da diversidade.


Temos milhares de utensílios disponíveis para os mais diversos gostos, desde sapatos, perfumaria ou produtos organizadores. Seja como for, temos liberdade para escolher aquilo que nos contemple.


No nosso caso, o cabide se encaixa no campo dos organizadores. Os produtos organizadores são itens que te auxiliarão a manter seu ambiente mais organizado. Caixas organizadoras, colmeias ou cabides são exemplos de produtos que podem ter essa utilidade.


Veja agora algumas categorias de cabides. Para melhorar sua compreensão, vamos classificá-los segundo dois requisitos: o material e o tipo de cada cabide.

Bom, primeiro, segundo o material:

  • Plástico: o cabide de plástico apresenta um material mais leve. Devido a isto, é indicado para roupas não muito pesadas. Em geral, o cabide de plástico não apresenta uma durabilidade muito extensa, mas atende bem a demanda de grande parte dos usuários. Se optar pelo cabide de plástico, escolha um de material rígido, descartando aqueles muito flexíveis.

  • Madeira: o cabide de madeira é um dos mais resistentes e caros do mercado. Além da estética imponente, sua resistência permite colocar roupas mais pesadas. Entretanto, um ponto negativo é que eles ocupam muito espaço. Logo, recomendamos o cabide de madeira para quem tem closet grande ou para quem possui poucas peças.

  • Acrílico: o cabide de acrílico assemelha-se ao cabide de plástico. Esse é um modelo muito procurado, pois são muito modernos e discretos. Embora escorregue um pouco, uma boa solução é colar antiderrapantes de silicone nas abas, para firmar melhor algumas peças mais escorregadias.

  • Ferro: apesar de ser uma das opções mais baratas, cabides com esse material costumam enferrujar, manchar e deformar as roupas. Portanto, só os utilize em último caso.

  • De Veludo: são a opção mais versátil, pois além de atender diversos tipos de roupas, são resistentes, ocupam menos espaço e tem vários tipos de acessórios disponíveis, porém a de se tomar cuidado com a qualidade, pois por se tratar de um tecido, pode descascar, soltar pelo e até mofar.

  • Emborrachados: uma das opções mais novas do mercado é o cabide emborrachado, ele também é fininho e evita que a peça escorregue, tem feito muito sucesso, por ser um material bem resistente, não são baratinhos, mas de forma geral tem um bom custo benefício. Só é preciso ter cuidado a altas temperaturas, pois eu nem preciso dizer o que acontece com a borracha quando derrete né?

Como vimos todos os tipos de cabides tem seus prós e contras, então é observar o que melhor se adequa a você e não esquecer de fazer a manutenção da peça, conforme a necessidade do material.


Após essa primeira classificação, vamos ver a que segue os tipos de cabide:

  • Anatômicos: são cabides em que suas pontas apresentam um tamanho maior.

  • Com passadeira: serve para pendurar peças como calças e saias (normalmente são duplos ou triplos) o que permite usar para acomodar mais de uma peça.

  • Com presilha: servem para pendurar peças como shorts, saias, calças e até blusas sem alças por exemplo.

  • Com ganchos ou em S: ideal para guardar cintos, gravatas e lenços.


O cabide ideal para cada tipo de roupa


1 - Roupa social

No caso de cabide para camisa e outras roupas sociais, é preferível usar o cabide de madeira.

Apesar de esse cabide ocupar muito espaço, o formato estruturado acomoda melhor esse tipo de peça, sem marcar ou deformar. Além disso, esse é o cabide ideal para ternos e casacos, pois aguentam bem o peso da peça.

Existem alguns cabides com ombreiras, que permitem guardar seu terno mantendo a estrutura do mesmo, mas hoje em dia já temos um mundo de acessórios organizadores, e dentre eles as ombreiras de encaixe, são uma opção incrível para você não precisar trocar o cabide por completo.

É importante ficar atento quanto ao tamanho do cabide. Cabides muito grandes ou muito pequenos podem lacear suas camisas. O ideal é que o cabide acabe no final do ombro.


2 - Vestidos


Em casos de vestidos que sejam muito longos, aposte em dois cabides ou então não coloque em cabides. Devido a seu peso, um vestido longo pendurado em um cabide só poderá esticar a peça.

Por isso, usando mais de um cabide você poderá dividir a cauda em dois espaços. A desvantagem é que, para isso, precisará dispor de mais espaço, uma opção também é colocar o vestido perpassado, como fazemos com as calças em cabides tipo passadeira.


3 - Calças


Para acomodar as calças temos uma maior flexibilidade do uso de cabides. No caso de calças femininas, por exemplo, é possível usar cabides infantis. Eles vão acomodar melhor a calça, sem deixar espaços sobrando nas laterais, além de ocupar menos espaço no seu guarda-roupas.

Como as calças jeans são mais pesadas, recomendo que opte por cabides mais grossos e firmes.

Cabides muito finos, como os de plástico, poderão estragar rapidamente.


4 - Blusas de tecido fino


O cabide ideal para blusas de tecido fino, como a seda ou cetim, são os cabides de veludo, pois além de não permitir que a peça deslize também vão fazer uma camada protetora para o tecido, evitando desfiados.

Esses cabides são feitos de plástico, porém, em seu exterior são revestidos com veludo. Eles evitam que suas blusas escorreguem ou que estraguem por guardar indevidamente.

A desvantagem principal desses cabides é o preço um pouco mais caro. Contudo, é o modelo ideal para blusas de tecido fino, com tamanho, espessura e suportes ideais.


5 - Camisas polo


Em resumo, colocar camisas polo em cabides evita que elas estraguem ou que a gola relaxe. Como o material dessas roupas é um pouco mais pesado, opte por cabides de material mais resistente, elas ficam muito bem em cabides emborrachados ou de madeira.


6 - Saias e shorts

Por último, shorts e saias podem ser colocados em cabides com presilhas ou em cabides gancho, o chamado cabide S.

Nesse último é possível pendurar as peças pela passadeira do cinto.

Nos shorts e saias de material muito fino e delicado, opte pelas presilhas de veludo ou coloque um pedaço de feltro de cor neutra entre a peça da sua roupa e a presilha. Essa é uma forma de garantir que suas roupas não fiquem amassadas.

Para os shorts e saias jeans, presilhas de acrílico são o suficiente para armazená-las. Outra possibilidade é usar a alça que vem dentro de algumas saias e shorts, pendurando-as como se fossem blusas.



Dicas para não errar na compra dos cabides

  • Dê preferência para cabides que são multifuncionais;

  • Coloque uma única peça em cada cabide;

  • Aposte em cabides para bolsas, com andares, múltiplos ganchos, para lenços e lençóis;

  • Padronize os seus cabides;

  • Coloque os cabides sempre virados para o mesmo lado;

  • Compre os cabides já pensando em suas roupas e na utilidade deles.

Conclusão


Neste artigo, você aprendeu como escolher o cabide ideal.

Como vimos, não é nenhuma ciência de foguete. Contudo, precisará dedicar um tempo para pensar no cabide ideal para seu guarda-roupa ou closet.

Organizar faz bem para a vida e, para quem quer mais produtividade, utilizar cabides é fundamental.

Por isso, caso queira melhorar sua rotina e adquirir melhores hábitos de organização, entre em contato conosco e descubra como uma personal organizer apaixonada pelo universo da organização pode te auxiliar nessa jornada.


Confere só o resultado final ao aplicar esse aprendizado...


 

Quer conferir mais sobre?

Então, corre lá no nosso YouTube e veja isso e muito mais!


Gostou?

Não esquece de se inscrever aqui pra sempre receber nossas matérias e novidades. Além disso, vem me seguir na rede vizinha e acompanhar cada organização de pertinho!





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page